segunda-feira, 25 de abril de 2016

Macabéa

Personagem: Macabéa


História: Personagem criada por Clarice Lispector em 1977 a partir do romance A Hora da Estrela. Macabéa é uma jovem alagoana que migra para o Rio de Janeiro onde trabalha como datilógrafa. Nesta cidade se depara com novos valores, entretanto demonstra-se indiferente a eles e às emoções que lhes proporcionam. Leva uma vida em razão do salário que regalia alguma lhe garante além de uma ida mensal ao cinema e a rotina de trabalho. Ainda assim começa um namoro com Olímpio de Jesus, mas para seu desespero ele a abandona para se relacionar com Glória, uma colega de trabalho de Macabéa.
A personagem chega a adoecer tamanha sua má condição de vida. Sente fome, desilusão e tristeza. Em vista do que Glória lhe aconselha a procurar uma cartomante. Macabéa aceita a sugestão da amiga e sai em busca de saber de seu destino. E as notícias que recebe são maravilhosas! Terá um grande futuro assim que sair da consulta, diz a cartomante, nele encontrará com um estrangeiro e será, enfim, feliz; algo que tanto havia faltado na vida resignada dentro da qual constantemente dizia: "já que sou, o jeito é ser."
A cartomante acerta. Macabéa sai e é atropelada por uma Mercedes amarela dirigida por um homem louro. Morre desse jeito a moça cuja única paixão era goiabada com queijo.

Características: Obediente, doce, solitária e ignorante.

Sugestão de tema filosófico: Foucault e o biopoder; Marx e a alienação.


Provocações:

O poder que organiza a sociedade moderna não mata Macabéa, mas a deixa morrer, aos poucos. Reflita sobre essa afirmação.
A ignorância de Macabéa é uma alienação frente a sociedade carioca que lhe apresenta novos valores?
Através da personagem Macabéa quais mecanismos, ainda que sutis, são observados como mantenedores do funcionamento da sociedade em que ela mesma vive?

Sugestão de material:


FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra, 2014.
_______________. Vigiar e Punir. Rio de Janeiro. Ed. Vozes, 2004.
KARL, Marx. O Capital: Crítica da Economia Política. Livro 1: O processo de Produção do Capital. Ed. Boitempo, 2014.
__________. O Capital: Crítica da Economia Política. Livro 2: O Processo de Circulação do Capital. Ed. Boitempo, 2014.


Audiovisual:



A hora da estrela. Direção: Suzana Amaral, 1985.




Blogs e sites:

https://www.youtube.com/watch?v=376JgN-2cEc

http://pt.slideshare.net/gottardos/o-capital-em-quadrinhos-karl-marx

Nenhum comentário:

Postar um comentário