quinta-feira, 21 de abril de 2016

Sargento Getúlio

Personagem: Sargento Getúlio


História: Personagem criado por João Ubaldo Ribeiro e lançado pela primeira vez em 1971. O livro, cujo título é também o nome do personagem, apresenta o sargento da polícia militar de Sergipe, o Sargento Getúlio, como um sujeito sempre disposto a cumprir o dever. A lei ganha, mediante as atitudes do personagem, um aspecto objetivo. De modo que a obediência às ordens não é sequer questionada, mesmo que para tanto se deva suprimir vontades pessoais.
Envolvido por tal conduta, Getúlio é encarregado, antes de se aposentar, como sua última missão, de levar um prisioneiro até Aracaju. Entretanto, em razão de reviravoltas políticas que acontecem no país, ele recebe a informação de que a missão deve ser abortada. Instante da narrativa em que a confusão se faz completa no universo psicológico do personagem. Afinal, ele se julga e se porta, como sujeito de palavra, homem correto, cumpridor de suas tarefas. Segundo a ordem o preso deve ser libertado e Getúlio deve se afastar.
Mas a confusão cresce na cabeça do Sargento Getúlio que crê no dever de obedecer, no entanto não sabe mais a quem ou a quê. Neste processo de indecisão usa sua força para sobreviver. E, pela primeira vez na vida, se insurge contra uma ordem que lhe fora dada insistindo em levar o prisioneiro ao seu destino. Pela primeira vez na vida o Sargento age de acordo com a sua vontade, se portando contrário a ordem que lhe fora dada.

Características: 

Obediente; fiel; determinado e feroz.

Sugestão de tema filosófico:


Utilitarismo de Jeremy Benthan e John Stuart Mill; David Hume e a relação entre paixões e razão.

Provocações:
O Sargento Getúlio, ao longo da narrativa, leva em consideração o efeito que suas ações produzem?
Ao desobedecer a ordem de abortar a missão o personagem segue suas paixões em detrimento de sua razão?
O Sargento Getúlio é um moralista, mesmo desobedecendo ordens e deveres vindos de seus superiores?


Sugestão de material:

MILL, John Stuart. O Utilitarismo. São Paulo. Ed. Iluminuras, 2000.

BENTHAN, Jeremy. Os Pensadores. São Paulo. Ed. Abril Cultural, 1979.

HUME, David. Tratado da Natureza Humana: uma Tentativa de Introduzir o método experimental de Raciocínio nos Assuntos Morais. São Paulo. Ed. UNESP, 2001.

Audiovisual:




Sargento Getúlio. Direção: Hermanno Penna, 1983.







Blogs e sites:

http://www.papodecinema.com.br/filmes/sargento-getulio

https://www.youtube.com/watch?v=z5YjBYxHHjY

Nenhum comentário:

Postar um comentário