segunda-feira, 18 de abril de 2016

O Alienista

Personagem: O Alienista


A História: Personagem criado por Machado de Assis (1839 - 1908) Simão Bacamarte é o médico alienista que dá nome ao conto lançado em 1882, no livro Papéis Avulsos
O Dr. Bacamarte é um respeitado médico brasileiro que mesmo famoso na Europa, decide voltar para as terras tupiniquins. Mais precisamente para Itaguaí, onde se casa com D. Evarista esperançoso por herdeiros, mas sem nenhum sucesso quanto a tarefa corpórea.
Dedica-se então integralmente a psiquiatria. Ergue a Casa Verde, seu hospício, e num girar de chave, cortar de fita, enche a Casa de pacientes. Pois é capaz de provar que a loucura se encontra em qualquer esquina. Torna-se assim um obcecado pela ideia de localizar, internar, estudar e curar os loucos.
Entretanto chega ao ponto de querer internar a cidade inteira, inclusive suas cercanias. Causa, em razão disso, verdadeira guerra em Itaguaí, que, para esfriar os ânimos dos revoltados, chega ao ponto de receber um reforço das forças armadas, tamanha as dimensões que tomava o problema com as ruas cheias.
Com o tempo e as pesquisas científicas, o alienista chega a conclusão que sua teoria está como que de ponta a cabeça. Pois se todos, ou a grande maioria, têm algum defeito, os insanos seriam aqueles cuja envergadura postural e moral não apresenta o menor dos deslises. E quem seria esse sujeito senão ele próprio. Termina o alienista trancando a si mesmo até a morte na Casa Verde.

Características: Justo, concentrado, trabalhador e honesto. 

Sugestão de tema filosófico: Nietzsche e a crítica ao valor dos valores morais.

Provocações:
O alienista é um personagem moralista ou imoralista?
O Alienista promove uma transvaloração como determina a filosofia de Nietzsche?
Será que Machado de Assis teve contato com as ideias de Nietzsche, já que ambos são contemporâneos?

Sugestão de material:

KUJAWSKI, Gilberto. de Melo. Duas Anotações Sobre Machado. Revista: Dicta & Contradicta. São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.dicta.com.br/edicoes/edicao-2/duas-anotacoes-sobre-machado/ acesso: 05/08/2015.

PROENÇA, Manoel. Biografia de Machado de Assis. Em: Contos Consagrados: Coleção Prestígio. Rio de Janeiro. Ediouro, 1999.

ONNFREY, Michel. Nietzsche em HQ. São Paulo. Ed. Nova Fronteira, 2014.

MOON, Fábio; BA, Gabriel. Grandes Clássicos em Graphic Novel: O Alienista de Machado de Assis. Rio de Janeiro. Ed. Agir, 2007.

GIACOIA, Oswaldo.Nietzsche. São Paulo. Ed. Publifolha, 2009.




Audiovisual: 

O Alienista. Direção: Jorge Furtado e Guel Arraes, 1993.






Blogs e Sites:

http://tonyfernandespegasus.blogspot.com.br/2012/01/o-alienista-em-quadrinhos-um-classico.html

https://sempreumlivro.wordpress.com/2012/10/22/o-alienista-machado-de-assis-audio-livro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário