terça-feira, 25 de outubro de 2016

Dmitri Fiodorovitch Karamázov

Personagem: Dmitri Fiodorovitch Karamázov

História: Personagem criado a partir do romance Os Irmãos Karamazov, escrito por Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski em 1879. Dmitri Karamazov é o primogênito  de uma família de três irmãos, ambos filhos do mesmo pai, Fiódor Pavlovitch Karamázov. No entanto, Dmitri é o único filho do primeiro casamento.
A história é contada por alguém que a teria acompanhado de perto. Motivo que explica a narração de detalhes mínimos e preciosos para o entendimento da trama e suas tragédias.
Fiódor, é um sujeito que ganha novas condições sociais depois de seus casamentos. E o narrador o mostra como alguém obscuro e ordinário. Ocorre que a certa altura da trama um desentendimento, cada vez mais sinistro, opõe pai e filho. Razão pela qual ambos se declaram em guerra e se enfrentam de forma cada vez mais feroz até que Dmitri assassina o próprio pai com um golpe na cabeça. Em meio a essa briga está também uma disputa por Gruchénka, mulher que figura entre os desejos de ambos, embora Dmitri esteja noivo de outra mulher,  Caterina Ivánovna.
O amor por uma mulher, a morte do pai de forma cruel, o remorso, o julgamento e a condenação são situações e sentimentos narradas ao leitor de forma problematizada.

Características: Impulsivo, escandaloso e desajeitado.

Sugestão de tema filosófico: Nietzsche e o conceito de ressentimento; Freud e o complexo de Édipo; Immanuel Kant e a consciência moral.

Provocações:
Que relações podem ser feitas entre Dmitri e o complexo de Édipo anunciado por Freud?
O ressentido quer fazer o impossível: mudar o passado. Reflita sobre essa ideia de Nietzsche à luz dos acontecimentos ocorridos entre Dmitri e Fiódor.
"Se não existe Deus, tudo é permitido?" Reflita sobre esse pensamento de Ivan Fiodorovitch Karamazov.

Sugestão de material:
KANT, I. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Trad. P. Quintela. Lisboa: Edições 70, 2000, Seção I.
KANT, I. Crítica da Razão Prática. Trad. V. Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GIACOIA, O. Nietzsche X Kant: uma disputa permanente a respeito de liberdade, autonomia e dever. Rio de janeiro. Ed. Casa da Palavra, 2012.
NIETZSCHE, F. Genealogia da Moral. Trad. Paulo César Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
MARTON, S. Nietzsche: Das Forças Cósmicas aos Valores Humanos. São Paulo: Brasiliense, 1990.
MEZAN, R. Freud: A Trama dos Conceitos. São Paulo. Ed. Perspectiva, 2001.

Audiovisual:
https://www.youtube.com/watch?v=nTLn61d-H-k

Blogs sites:
http://afilosofiavaiaocinema.blogspot.com.br/2015/03/descobertas-do-bau-consciencia-moral.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário