quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Homem-aranha

Personagem: Homem-aranha

História: Personagem criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962 e que, desde então, passou por mudanças quanto a sua história ficcional, sendo a mais difundida atualmente a que o revela como um menino órfão criado por um casal de tios, Benjamin e May Parker. O garoto adotado que se chamava Peter Benjamin Parker era inteligente, porém tímido e desajeitado, além de levar uma vida solitária e sem relacionamentos amorosos. Consta que durante uma experiência científica com equipamentos o jovem Parker fora picado por uma aranha que ficara exposta à radiação. Esse acidente o dotara de um super poder. A partir de então começam os primeiros pensamentos sobre o que fazer com esse poder.
Até que uma experiência mexe com Parker de uma vez por todas: Ele percebe um ladrão em fuga, mas não se esforça para agarrá-lo. Ocorre que em seguida esse mesmo sujeito mata Benjamin Parker, o tio que o criou. A partir de então o personagem se vê como alguém que tem grandes obrigações perante a humanidade, neste caso, combatendo o crime na cidade de Nova York. Afinal, crê que seus super poderes deveriam servir para ajudar as pessoas; essa seria sua função.

Características: Solidário, benfeitor e justo.

Sugestão de tema filosófico: Immanuel Kant e o imperativo categórico; Theodor Adorno e Max Horkheimer e a indústria cultural.

Provocações:
O Homem-aranha faz o bem de maneira desinteressada? Ou seja, não pensa em nenhum benefício próprio?
O homem-aranha faz o bem porque segue o que Kant chamou de imperativo categórico?
Quais são as consequência da indústria cultural ter se apropriado de um personagem como o homem-aranha?

Sugestão de material:
CAYGILL, Howard. Dicionário Kant. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed. 2000.
GIACOIA, Oswaldo. Nietzsche X Kant: uma disputa permanente a respeito de liberdade, autonomia e dever. Rio de janeiro. Ed. Casa da Palavra, 2012.
STRATHERN, Paul. Kant em 90 minutos. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed. 1998.
 "A filosofia muda o mundo ao manter-se como teoria." Entrevista de Theodor Adorno à revista Der Spiegel, realizada no ano de sua morte, com um pequeno discurso anexo. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n°. 60; São Paulo, 2003. ISSN 0102-6445
Adorno, Theodor e Horkheimer, Max. A indústria cultural – o iluminismo como mistificação das massas. In: Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002;

Audiovisual:
Homem-Aranha. Dir. Sam Raimi, 2002.
Homem-Aranha. Dir. Sam Raimi, 2004.
Homem-Aranha. Dir. Sam Raimi, 2007.
O espetacular Homem-Aranha. Dir. Marc Webb, 2012.

Blogs e sites:
http://enscultural.blogspot.com.br/2009/12/conceito-de-industria-cultural.html
https://blogdaboitempo.com.br/tag/industria-cultural/

Nenhum comentário:

Postar um comentário