quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Fraulein

Personagem: Fraulein

História: Personagem criada por Mário de Andrade no livro Amar, verbo intransitivo publicado em 1927. Na narrativa Fraulein é uma professora alemã - assim supõe o leitor inicialmente - que é contratada para trabalhar na casa da família Sousa. 
É importante notar que a personagem se chama Elza, porém adquire o nome de Fraulein após ser contratada por Sousa Costa para dar aulas de alemão a seu filho. Ao longo da narrativa o leitor descobre que, na verdade, a função de Fraulein dentro da casa dos Sousa é ensinar Carlos que, embora seja o filho mais velho, é ainda inexperiente nos assuntos amorosos, sobre as artimanhas do amor.
Entretanto, Carlos demora para demonstrar interesse por Freulein. O que ela estranha, já que em outras experiências os meninos se demonstravam interessados com mais rapidez. No entanto, a beleza e os gestos da professora vão, aos poucos, envolvendo o rapaz. Assim ele se interessa por ela. Quer mais aulas, fica mais em casa. Todavia, exatamente quando isso acontece ela encontra formas de se aproximar menos e quando o faz é preferencialmente junto de outras pessoas. Ora o objetivo era despertá-lo para o amor. E isso ela vê que está acontecendo.
Em meio a essa situação D. Laura, mãe de Carlos, percebe os desejos do filho e pede a Fraulein que vá embora. Essa última vai inquirir o Sr. Sousa Costa sobre essa questão, e por essa altura da trama descobre-se que ele não havia contado à esposa a verdadeira intenção com a contratação da professora.
Não demora e Fraulein e Carlos tem sua primeira relação amorosa. O que se repete outras vezes até que seus pais os flagram. Eis que a partir de então o menino se assusta com a possibilidade de uma gravidez. Pensam em casamento, e o susto cresce ainda mais. Mas, por fim, Fraulein vai embora. Porém, antes de partir, beija Carlos na testa, num gesto afetuoso perante um menino que agora já é homem.

Características: Educada, discreta, bonita, sedutora.

Sugestão de tema filosófico: Epicuro e a ideia de prazer; Michel Foucault e a sexualidade; Platão e a ideia de virtude

Provocações:
O trabalho de Fraulein é imoral de acordo com a perspectiva que se adota?
Para a sociedade brasileira em 1927, quando o livro foi publicado, Fraulein era uma personagem escandalosa. Hoje ainda o seria? Que relação isso teria com a ideia de 'história da sexualidade' segundo o pensamento de M. Foucault?
O sr. Sousa Costa ao contratar Fraulein está pensando no prazer de seu filho Carlos?

Sugestão de material:
FOUCAULT, Michel. O Uso dos Prazeres. Trad. de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro. Edições Graal, 1984.
PLATÃO. Mênon. Trad. Maura Iglésias. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
STRATHERN, Paul. Platão em 90 minutos. Rio de Janeiro. Jorge Zahar ed. 1997.
EPICURO. Carta sobre a felicidade (a Meneceu). Trad. e apresentação de Álvaro Lorencini e Enzo Del Carratore. São Paulo: UNESP, 1997.
ULLMANN, Reinholdo A. Epicuro o filósofo da alegria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

Audiovisual:
https://www.youtube.com/watch?v=HoVFvZIM1-0

Blogs e sites:
http://mario-de-andrade.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário