segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Mafalda

Personagem: Mafalda

História: Personagem criada por Quino (Joaquín Salvador Lavado Tejón) em 1963. Mafalda é a filha de uma família de classe média argentina. Sua mãe cuida da casa, seu pai sai todas as manhãs para o escritório e seu irmão mais novo explora o apartamento ainda engatinhando.
Mafalda se depara, constantemente, com o conflito no mundo em que vive. Daí seus questionamentos perturbadores, sua posição  sincera e direta diante do mundo e dos adultos. Vale lembrar que a personagem também se dirige do mesmo jeito inquiridor aos seus amigos, à professora, ao guarda, ao médico, à televisão, à política e às questões do mundo que a rodeia.
De acordo com o próprio Quino:"A criança aprende uma porção de coisas que não se deve fazer porque são más e são prejudiciais. Acontece que quando abre os jornais, ela descobre que os adultos perpetram todas essas coisas proibidas através de massacres e guerras..." Mafalda, portanto, é uma questionadora de contradições. Mas não somente as que perpassam a sociedade argentina, e sim as que circundam todo o mundo.
Mafalda tem um grupo de amigos. Mas mesmo quando sozinha, cria perguntas e questões que deixam o leitor mergulhado em reflexões.

Características: Questionadora, esperta e alegre.

Sugestão de tema filosófico: Platão e a ideia de filosofia iniciada com o espanto e a admiração.

Provocações:
Se a atitude filosófica começa com o espanto e a admiração, como sugere Platão, Mafalda é um personagem filosófico?
Com o que Mafalda se espanta e se admira, respectivamente?
Mafalda é uma criança questionadora, mas seus pais não são assim. Que relação pode haver entre o ato de questionar e a criança e o adulto?

Sugestão de material:
PLATÃO. Teeteto - Crátilo. In: Diálogos de Platão. Tradução do grego por Carlos Alberto Nunes. 3a. ed., Belém: Universidade Federal do Pará, 2001.
STRATHERN, Paul. Platão em 90 minutos. Rio de Janeiro. Jorge Zahar ed. 1997.
QUINO. 10 anos com Mafalda. Trad. Monica Stahel. Ed. Martins Fontes. 2010.

Audiovisual:
https://www.youtube.com/watch?v=YO4vNd4iq6A

Blogs e sites:
http://clubedamafalda.blogspot.com.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário